Anúncios
Durante o passeio são realizadas paradas na ponte do Rio Negro e no Porto, deixando o passeio ainda mais dinâmico e encantador. O encontro das águas que ocorre no rio é um dos cartões postais de Manaus, além de ser um patrimônio natural brasileiros. Sem dúvida é o passeio mais procurado na capital do Amazonas pelos turistas.
Além disso, todo o ambiente é mágico, como esperado por uma cidade que é cercada pela floresta Amazônica. O fenômeno natural do encontro das águas é um atrativo, muitos visitantes vem de todas as partes do mundo para conferir de perto o que ocorre no início do rio Amazonas. Portanto, veja a seguir dicas e informações sobre o passeio e planeje as suas férias para conferir de perto também essa maravilha natural.
Anúncios
O encontro das águas
O encontro das águas do rio Negro com o Rio Solimões ocorre devido a diferenças químicas entre eles, como a densidade, a temperatura e a velocidade da correnteza. Logo, enquanto o rio Solimões possui uma correnteza de 4 a 6 km/h e temperatura de 22 ºC, o Rio Negro possui uma correnteza mais lenta, de 2 km/h e temperatura mais alta, de 28 ºC.
Desse modo, as águas do Rio Solimões possui mais sedimentos e a sua cor é mais barrenta, enquanto as águas do Rio Negro são mais ácidas e escuras. Todas essas diferenças fazem com que ao se encontrarem não se misturem rapidamente.
Anúncios
É preciso que corram por mais de 6 km para enfim se fundirem e misturarem, realizando o fenômeno tão famoso em todo o mundo. Logo, devido a isso, o rio possui um dos pontos turísticos mais incríveis do país. Ao se unirem, formam o famoso Rio Amazonas.
Como a visitação para o encontro das águas funciona?
O primeiro passo é buscar por alguma agência de turismo que realiza o passeio. Ao entrar no barco, é realizada algumas paradas para ver a Ponta Negra, parte do Centro Histórico de Manaus, o Porto e a Ponte Rio Negro. A Ponte do Rio Negro é a maior ponte fluvial e estaiada do Brasil. Ela é suspensa por cabos, chegando a cerca de 3,6 quilômetros de extensão.
Além disso, também possui a segunda posição entre as maiores pontes fluviais do mundo. Apenas a ponte sobre o rio Orinoco, na Venezuela, a supera. Além disso, é realizada uma parada no posto de gasolina flutuante para que os passageiros vão ao banheiro, ou comprem algo, ou outro item que desejam.
Logo, em determinado ponto do passeio é possível começar a visualizar o fenômeno do encontro das águas. O barco vai diminuindo a sua velocidade ao poucos e se aproximando de maneira vagarosa à linha entre os rios, nítida. É possível observar de maneira clara a linha que limita o Rio Negro e o rio Solimões.
Nesse momento as pessoas começam a tirar os celulares dos bolsos para realizarem fotos e vídeos deste acontecimento incrível no encontro das águas dos rios. Após cerca de 20 minutos navegando observando o fenômeno, o guia realiza uma explicação do motivo dessa separação entre os rios.
Uma boa dica é colocar a mão nas águas para sentir a diferença de temperatura entre os rios, além disso, as cores são nítidas. O passeio pelo encontro das águas do Rio Solimões e Rio Negro é tranquilo e indicado para pessoas de todas as idades.
Além disso, dependendo do passeio de barco que contratar, ainda poderão realizar a volta pela Reserva Janauari, onde é possível observar jacarés, aves, e a famosa vitória-régia. Ademais, é possível realizar um passeio de canoa no igapó e no igarapé e comer uma boa comida típica em um dos restaurantes das vilas de ribeirinhos. Os estabelecimentos são flutuantes e cheios de charme.
Todo o passeio é com foco na apreciação do ambiente. Logo, não é possível entrar nas águas e tomar banho. Ademais, ao entrar no barco é obrigatório o uso de coletes salva-vidas.
Veja algumas dicas sobre o passeio
O período chuvoso é a melhor época para realizar o passeio, visto que os rios estão cheios, entre março a agosto. Além disso, para arrasar nas fotos, opte por tirá-las a alguns metros de distância do encontro das águas. Desse modo as linhas irão ficar mais nítidas.
Não deixe de usar o protetor solar, além de levar o seu óculos de sol. Ainda, é indicado levar alguns lanches rápidos, como biscoitos e barra de cereal, além de garrafa de água. Se estiver na estação chuvosa, leve uma capa de chuva para não ficar todo molhado.