6 países onde os brasileiros não precisam de visto para morar

Descubra quais são os países que os brasileiros não precisam de visto para morar e faça os seus planos de mudança.

Anúncios

Um dos procedimentos burocráticos mais estressantes e demorados durante a mudança para um novo país é a emissão de um visto de moradia. Felizmente, existem 6 países onde os brasileiros não precisam de visto para morar, onde o processo é bem mais fácil.

No geral, são regiões que possuem acordos comerciais e políticos com o Brasil, sendo que a dispensa do visto entra no pacote de benefícios para os cidadãos brasileiros. Dessa maneira, você pode considerar uma mudança de localidade sem precisar sofrer com essa documentação. Saiba mais informações a seguir.

Anúncios

Quais são os países onde os brasileiros não precisam de visto para morar?

1. México, América Central

Os brasileiros que querem curtir mais o clima da América Latina podem considerar o México como um destino. Isso porque o país possui uma política interna que permite com que as pessoas fiquem até 180 dias na região como turista.

Leia também: Será que você tem um clone? Descubra com esses aplicativos

Anúncios

Porém, se você decidir estender a sua estadia, basta solicitar uma mudança da categoria migratória no governo local da cidade que estiver. A partir disso, você pode até mesmo entrar com a solicitação de dupla nacionalidade para aproveitar da condição de cidadão.

Além de ser uma região com uma cultura rica e diversa, a proximidade entre o México e os Estados Unidos é muito estratégica. Em especial para quem está buscando viajar por mais regiões ou alavancar a carreira profissional no mundo dos negócios.

2. Portugal, Europa

Agora, se você está querendo explorar as maravilhas da Europa, saiba que Portugal permite que os brasileiros tenham uma estadia de até 90 dias sem solicitar visto. Portanto, são bons destinos para uma moradia de curta duração.

Caso queira ficar mais tempo, é obrigatório entrar com a solicitação de um visto migratório antes do final do prazo de 3 meses. Basicamente, se o período vencer e você continuar no país, será considerado cidadão ilegal.

Contudo, se tiver um comprovante do processo de migração e emissão dos documentos, consegue se manter enquanto aguarda o andamento do processo. Atualmente, Portugal é a região com a maior comunidade de brasileiros do mundo.

Foto de um passaporte brasileiroImagem: Reprodução/Pexels

3. Argentina, América Latina

Apesar da animosidade entre o Brasil e a Argentina, o país andino também permite que os cidadãos fiquem 90 dias sem a necessidade de um visto. Essa condição decorre do fato de que ambos países fazem parte do Mercosul.

Por via de regra, todos os países que são membros do Mercosul não solicitam visto. Portanto, os brasileiros podem viajar tranquilamente portando seus passaportes ou carteiras de identidade que constam o Registro Geral (RG).

Aliás, o mais novo modelo do RG brasileiro considera os parâmetros internacionais e segue as especificações dos países do Mercosul, semelhante ao que aconteceu com as placas dos carros. Sendo assim, explorar os países integrantes nunca foi tão fácil.

4. Bélgica, Europa

Um dos destinos pouco observados, mas com diversos pontos positivos é a Bélgica. Para além da diversidade linguística e cultural, o país permite que os brasileiros morem na região por alguns meses e depois estendam a morada por meio dos procedimentos legais do governo legal.

De acordo com o guia do Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS) para a Bélgica, você só precisa de um passaporte válido e uma passagem de saída da região em até 90 dias depois da chegada para passar pela imigração. Portanto, o prazo máximo de moradia sem o visto é de 3 meses.

Aproveite esse período de permissão para aproveitar a rica gastronomia local e desbravar a arquitetura da região. Geralmente, os guias turísticos recomendam conhecer a Bélgica no período do Natal, quando a cidade está toda decorada para as festividades.

5. África do Sul, África

Assim como acontece com os demais países, os brasileiros podem permanecer em África do Sul por até 90 dias sem precisar de visto. Atualmente, o país solicita sobre o certificado internacional de vacina contra a Febre Amarela, mas em alguns casos será solicitado também o de coronavírus.

Por um lado, a África do Sul é um dos principais guias turísticos dos viajantes ao redor do mundo, mas poucos consideram morar na região mesmo sendo vantajoso. Como um dos idiomas oficiais da região é o inglês, a adaptação à linguagem não é tão difícil, principalmente em comparação com os países árabes desse continente.

Curiosamente, a África do Sul possui 10 idiomas oficiais reconhecidos formalmente, e os viajantes terão contato com todos eles ao longo da viagem. Ademais, a região fornece um extenso catálogo cultural e programações que se adequam a qualquer estilo de vida.

6 países onde os brasileiros não precisam de visto para morarImagem: Reprodução/Pexels

6. Macau, Ásia

Para permanecer na Região Administrativa Especial de Hong Kong e Macau, os brasileiros não precisam de um visto. Entretanto, funciona no mesmo esquema que os outros países, porque você só pode ficar 90 dias e precisa apresentar a passagem de retorno com essa data para passar na imigração.

A título de curiosidade, Macau é uma região que possui o chinês e o português como idioma oficial. Por conta da ocupação portuguesa no final do século 19, esse idioma foi integrado ao patrimônio cultural local.

No fim das contas, o visto estendido para turistas e essa adaptação linguística favorece os brasileiros que queiram habitar a região. Assim, você poderá viver o melhor da cultura chinesa sem abrir mão da sua língua materna.

E aí, aprendeu quais são os países que brasileiros não precisam de visto?

Existem diversos outros países que os brasileiros não precisam de visto para morar, mesmo que seja somente por 3 meses para depois estender a estadia. Com um passaporte atualizado, pode-se conhecer nações ao redor do mundo inteiro com facilidade. Experimente planejar a sua próxima viagem!

foto do autor

Cecília Fernandes

Jornalista e Produtora Audiovisual com especialização em Conteúdo e Storytelling. Candanga de nascença, goiana de criação.

Você também pode gostar

Aprenda Novos Idiomas com Makesyoufluent

Aprenda Novos Idiomas com Makesyoufluent

Anúncios Você quer aprender um novo idioma, mas não tem tempo para ficar investindo em seus estudos de uma nova língua? Deseja adicionar um novo idioma no seu currículo, mas não sabe por onde ...
Continue lendo →

Aplicativos para Editar Fotos com IA

Anúncios Você quer aprender um jeito fácil e prático de editar suas fotos? Está procurando por aplicativos que reduzam o trabalho que você tem para chegar em um bom resultado? Então você precisa conhecer ...
Continue lendo →

Experimente os Filtros e Efeitos que estão fazendo Sucesso

Anúncios É inegável que os filtros e efeitos estão fazendo sucesso, mas você sabia que existe uma plataforma que concentra diversos recursos divertidos para você experimentar? Pois é, com o aplicativo Vids AI – ...
Continue lendo →