Encontro das Águas: o Passeio mais Famoso de Manaus

Encontro das Águas: o Passeio mais Famoso de Manaus

O Encontro das Águas em Manaus é um fenômeno único e muito cativante. Saiba mais!

Anúncios

Durante o passeio são realizadas paradas na ponte do Rio Negro e no Porto, deixando o passeio ainda mais dinâmico e encantador. O encontro das águas que ocorre no rio é um dos cartões postais de Manaus, além de ser um patrimônio natural brasileiros. Sem dúvida é o passeio mais procurado na capital do Amazonas pelos turistas.

Além disso, todo o ambiente é mágico, como esperado por uma cidade que é cercada pela floresta Amazônica. O fenômeno natural do encontro das águas é um atrativo, muitos visitantes vem de todas as partes do mundo para conferir de perto o que ocorre no início do rio Amazonas. Portanto, veja a seguir dicas e informações sobre o passeio e planeje as suas férias para conferir de perto também essa maravilha natural.

Anúncios

O encontro das águas

O encontro das águas do rio Negro com o Rio Solimões ocorre devido a diferenças químicas entre eles, como a densidade, a temperatura e a velocidade da correnteza. Logo, enquanto o rio Solimões possui uma correnteza de 4 a 6 km/h e temperatura de 22 ºC, o Rio Negro possui uma correnteza mais lenta, de 2 km/h e temperatura mais alta, de 28 ºC.

Desse modo, as águas do Rio Solimões possui mais sedimentos e a sua cor é mais barrenta, enquanto as águas do Rio Negro são mais ácidas e escuras. Todas essas diferenças fazem com que ao se encontrarem não se misturem rapidamente.

Anúncios

É preciso que corram por mais de 6 km para enfim se fundirem e misturarem, realizando o fenômeno tão famoso em todo o mundo. Logo, devido a isso, o rio possui um dos pontos turísticos mais incríveis do país. Ao se unirem, formam o famoso Rio Amazonas.

Como a visitação para o encontro das águas funciona?

O primeiro passo é buscar por alguma agência de turismo que realiza o passeio. Ao entrar no barco, é realizada algumas paradas para ver a Ponta Negra, parte do Centro Histórico de Manaus, o Porto e a Ponte Rio Negro. A Ponte do Rio Negro é a maior ponte fluvial e estaiada do Brasil. Ela é suspensa por cabos, chegando a cerca de 3,6 quilômetros de extensão.

Além disso, também possui a segunda posição entre as maiores pontes fluviais do mundo. Apenas a ponte sobre o rio Orinoco, na Venezuela, a supera. Além disso, é realizada uma parada no posto de gasolina flutuante para que os passageiros vão ao banheiro, ou comprem algo, ou outro item que desejam.

Logo, em determinado ponto do passeio é possível começar a visualizar o fenômeno do encontro das águas. O barco vai diminuindo a sua velocidade ao poucos e se aproximando de maneira vagarosa à linha entre os rios, nítida. É possível observar de maneira clara a linha que limita o Rio Negro e o rio Solimões.

Nesse momento as pessoas começam a tirar os celulares dos bolsos para realizarem fotos e vídeos deste acontecimento incrível no encontro das águas dos rios. Após cerca de 20 minutos navegando observando o fenômeno, o guia realiza uma explicação do motivo dessa separação entre os rios.

Uma boa dica é colocar a mão nas águas para sentir a diferença de temperatura entre os rios, além disso, as cores são nítidas. O passeio pelo encontro das águas do Rio Solimões e Rio Negro é tranquilo e indicado para pessoas de todas as idades.

Além disso, dependendo do passeio de barco que contratar, ainda poderão realizar a volta pela Reserva Janauari, onde é possível observar jacarés, aves, e a famosa vitória-régia. Ademais, é possível realizar um passeio de canoa no igapó e no igarapé e comer uma boa comida típica em um dos restaurantes das vilas de ribeirinhos. Os estabelecimentos são flutuantes e cheios de charme.

Todo o passeio é com foco na apreciação do ambiente. Logo, não é possível entrar nas águas e tomar banho. Ademais, ao entrar no barco é obrigatório o uso de coletes salva-vidas.

Veja algumas dicas sobre o passeio

O período chuvoso é a melhor época para realizar o passeio, visto que os rios estão cheios, entre março a agosto. Além disso, para arrasar nas fotos, opte por tirá-las a alguns metros de distância do encontro das águas. Desse modo as linhas irão ficar mais nítidas.

Não deixe de usar o protetor solar, além de levar o seu óculos de sol. Ainda, é indicado levar alguns lanches rápidos, como biscoitos e barra de cereal, além de garrafa de água. Se estiver na estação chuvosa, leve uma capa de chuva para não ficar todo molhado.

Foto do autor

Pedro Bala

Sou um redator sênior com quase 30 anos de experiência em departamentos de jornalismo de rádios, estúdios de produção publicitária, portais de notícias e blogs variados. Atualmente, sou diretor de conteúdo na Job Holding, CEO do portal Bolha Crypto, roteirista na Invicto Solar e apresentador do podcast Bolha Crypto Drops no Spotify.

Você também pode gostar

Encontre mães amigas com o Peanut App

Anúncios Você quer encontrar mulheres que também são mães para fazer amizade? Precisa de alguém para conversar sobre fertilidade, maternidade, menopausa e gravidez fora do ciclo familiar ou de saúde? Deseja dividir as dores ...
Continue lendo →

Mude a cor das paredes com esses Apps de Realidade Aumentada

Anúncios Você quer mudar a cor das paredes, mas não sabe qual é a melhor tonalidade e não quer se arriscar logo de cara? Está pensando na redecoração dos ambientes e precisa de uma ...
Continue lendo →

Aplicativos para Transformar seu Celular em Controle Remoto

Anúncios Você já passou pela situação de não encontrar o controle remoto da TV ou ficar sem pilhas bem na hora do seu programa favorito? Não se preocupe, a tecnologia tem a solução para ...
Continue lendo →