Descubra Formas de fazer um Intercâmbio de Graça

Descubra Formas de fazer um Intercâmbio de Graça

Veja quais são as possibilidades de conseguir bolsas para intercâmbio em outros países. Fique por dentro e saiba mais!

Anúncios

Boa parte dos jovens que estão se preparando para o futuro, têm o sonho de fazer um intercâmbio. Em primeiro momento, esse desejo esbarra na questão financeira, pois há muitas despesas como o visto, moradia, passagens aéreas e outras coisas. Mas saiba que, se bem planejado, há formas de conseguir fazer um intercâmbio totalmente de graça.

Instituições renomadas oferecem diversas bolsas de estudo para jovens do mundo inteiro que desejam estudar no seu país. Neste artigo, vamos mostrar como conseguir as melhores oportunidades estudo gratuito no exterior!

Anúncios

Como fazer intercâmbio grátis

Para começar nesse projeto, é importante entender entender os motivos que estão por trás da decisão de realizar um intercâmbio e como tornar essa vivência mais próxima da sua personalidade e vontade.

A construção desse caminho é árdua, visto que é necessário sair da zona de conforto e ir de encontro a diversos desafios.  E, independentemente do motivo que te leva a querer realizá-lo, o primeiro passo deve ser sempre procurar por bolsas de estudo disponíveis.

Anúncios

As opções de subsídios são várias e servem às mais diversas modalidades, do ensino médio à pós-graduação. Muitas delas podem cobrir todos os custos do programa –desde a tuition de uma universidade, por exemplo, até despesas com passagem e visto– ou parte deles, mas permitir que o estudante mantenha um trabalho de meio período para cobrir o restante dos gastos.

Ter um inglês fluente

A necessidade de se ter o inglês fluente, nos dias de hoje, já não é novidade nenhuma, e para um estudante em intercâmbio é imprescindível. Isso se deve ao fato de que para concorrer em grande parte das bolsas de estudo, o aluno precisa comprovar domínio de, pelo menos, uma segunda língua e apresentar o certificado de idioma.

A primeira dica para quem deseja fazer um intercâmbio é estudar bem o inglês. Isso te abrirá muitas possibilidades de bolsas de estudo em praticamente todos os países que oferecem programas para estudantes internacionais.

Intercâmbio grátis no Ensino Médio

Adolescentes podem fazer intercâmbio no high school americano, por exemplo, por meio da ONG AFS. O projeto abrange jovens que desejam fazer o ensino médio nos Estados Unidos, mas não têm condições de arcar com as despesas de um intercâmbio sem bolsas de estudo. Outra opção para os adolescentes que têm entre 15 e 18 anos de idade, e estão cursando o primeiro ou segundo ano do ensino médio, é o United World Colleges (UWC) ou Colégios do Mundo Unido.

Intercâmbio de graça na graduação

Uma das formas mais comuns de fazer intercâmbio de graça na graduação é usar as parcerias das universidades brasileiras com as estrangeiras. É só verificar se a sua faculdade tem parcerias como essa e avaliar os programas disponíveis.

Você também pode se inscrevem em outros programas parecidos, como o Santander Universidades. O banco possui um convênio com faculdades de mais de 20 países com bolsas para graduação e pós.

A Fulbright oferece bolsas para os Estados Unidos para graduação, pós, doutorado sanduíche e pós-doutorado. A Fundação Estudar tem bolsas de 5% a 95% para cursos de graduação, pós e intercâmbios acadêmicos. Para se inscrever, é preciso estar estudando e ter entre 16 e 34 anos.

Outra forma é por meio de bolsas governamentais, como o CAPES e CNPq. Elas podem ser usados para graduação, doutorado e mestrado, com diversas modalidades, valores, suporte financeiro e pré-requisitos.

Intercâmbio na Universidade de Montreal no Canadá

A Universidade de Montreal (UdeM) oferece bolsas de estudos de graduação, mestrado e doutorado. O valor dos benefícios varia dependendo do curso e da sua classificação na seleção. Todos os candidatos estrangeiros inscritos são considerados e, se admitidos, receberão uma proposta de bolsa.

As bolsas de estudos são todas parciais e cobrem apenas as taxas escolares da universidade. A bolsa de graduação vai de 2 a 11 mil dólares canadenses, a bolsa de mestrado é de cerca de 9 mil dólares canadenses e a bolsa de doutorado é de cerca de 19 mil dólares canadenses. As inscrições estão abertas e vão até 1 de setembro, pelo site da instituição.

UNICEF oferece programa de estágio em todo o mundo

A UNICEF oferece um programa de estágio com oportunidades em vários lugares do mundo — EUA, Espanha, Egito, Iêmen, Sudão, Jamaica, Afeganistão, Costa Rica, Nigéria, Ucrânia, Itália e Moçambique são alguns exemplos. Podem se candidatar estudantes de graduação, mestrado ou doutorado ou quem tenha concluído seus cursos no máximo há dois anos.

Todos os estagiários têm direito a uma bolsa a título de contribuição para auxiliar nas despesas de subsistência. Além disso, existe também a possibilidade de receber uma quantia única para cobrir as despesas de viagem e visto. Inscrições até dia 31 de dezembro de 2022.

Veja também:

Veja quais são as 5 melhores agências de intercâmbio no Brasil

foto do autor

Pablo Vargas

Especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Ciência, Tecnologia, Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Novas oportunidades do mercado de trabalho.

Você também pode gostar

Aplicativos para aprender a cozinhar

Aplicativos para aprender a cozinhar

Anúncios Você quer aprender a cozinhar, mas tem dificuldade até para fritar um ovo? Quer fazer mais refeições em casa e se alimentar melhor? Gostaria de fazer jantares elaborados para receber os seus amigos ...
Continue lendo →
Aplicativos para planejar casamento

Aplicativos para planejar casamento

Anúncios Você vai se casar e precisa de ajuda para organizar os detalhes da festa? Está ansioso e estressado com o matrimônio? Precisa da segurança que só a organização oferece, mas não quer gastar ...
Continue lendo →
Aplicativos para identificar objetos

Aplicativos para Identificar Objetos

Anúncios Você encontrou um objeto diferente em uma loja e quer saber o que é? Se deparou com um item desconhecido e quer descobrir o nome? Ficou curioso sobre algo inusitado que viu e ...
Continue lendo →