Guia de jardinagem orgânica em casa - Chiquedemaiss

Guia de jardinagem orgânica em casa

Cultive um futuro mais verde e saudável com as delícias da jardinagem orgânica.

Anúncios

O guia de jardinagem orgânica é para todos aqueles que desejam criar um lindo e colorido jardim em casa. Mas, você sabe o que é jardinagem orgânica? De uma forma bem simples, ela é aquela em que você produz sem o uso de substâncias químicas.

Muitos iniciantes não sabem como começar na jardinagem orgânica. Por isso, neste artigo, vamos te dar o passo a passo para iniciar esse processo. Além disso, vamos te ajudar a lidar com as pragas e as doenças das plantas e até enfrentar dificuldades em espaços pequenos.

Anúncios

Conheça o nosso guia de jardinagem orgânica completo 

Hoje em dia, temos muitos guias completos de jardinagem orgânica para iniciantes que podem ser uma grande solução para aqueles que gostam de cuidar de suas plantas. Com eles, você terá várias opções para aprender a realizar serviços de jardinagem, como jardinagem e paisagismo, e jardinagem em contêiner.

Anúncios

Neste artigo, vamos analisar quais são as questões básicas da jardinagem orgânica e quais os benefícios que ela oferece. Além disso, vamos dar dicas para você começar o seu próprio jardim orgânico em casa.

1. Escolha do local

Fonte: Google Imagem/Reprodução

Escolher o local ideal para implementar o seu jardim é o primeiro passo para ter sucesso com suas plantas. Uma dica muito importante é selecionar lugares com bastante iluminação e arejados, pois elas necessitam de pelo menos 6 a 8 horas de luz solar direta por dia.

Outro fato muito importante é escolher um solo bem drenado para não correr o risco de as raízes crescerem em águas ruins. Veja também se a terra está sem torrões, pois isso pode danificar o crescimento das plantas do seu jardim.

Veja também: Plantas que purificam o ar para cultivar em casa

2. Preparação do Solo

Fonte: Google Imagem/Reprodução

Depois de escolher o local certo para fazer seu jardim, um dos passos muito importantes é, sem dúvida, os preparativos do solo. Quando você realiza um bom trabalho de preparação na terra, usando alguns produtos orgânicos, isso vai melhorar as condições do solo e sua produtividade.

3. Escolha de Plantas

Fonte: Google Imagem/Reprodução

Quando você for começar seu projeto de jardinagem orgânica, escolha as plantas que são mais simples e conhecidas em sua região. Isso vai te ajudar na adaptação de suas plantas a ambientes climáticos.

Você também deve verificar se o espaço do seu jardim é suficiente para o crescimento de suas plantas. Por exemplo, a abóbora ou a melancia não podem crescer em ambientes pequenos, já as ervas ou tomates podem ser uma boa opção para jardins pequenos.

Você vai gosta de saber também: Plantas medicinais que você pode cultivar em casa

4. Irrigação

Fonte: Google Imagem/Reprodução

A irrigação é outra parte fundamental para o sistema de jardinagem orgânica. Você pode usar vários métodos simples para fazer uma irrigação adequada para o melhor desenvolvimento de suas plantinhas.

Formas de irrigar melhor seu jardim: gotejamento, irrigação por mangueira soaker, mangueiras e regadores. Qualquer um desses métodos vai te ajudar a alcançar uma melhor produtividade do seu sistema de jardinagem orgânica em casa.

5. Controle de pragas e doenças

jardinagem orgânica

Fonte: Google Imagem/Reprodução

Uma das coisas mais importantes quando se pensa em ter um jardim orgânico em casa ou até cultivar qualquer tipo de espécie de plantas é o cuidado com as pragas e as doenças. Esse é um trabalho que deve ser observado de perto, pois se não tratado pode gerar perdas intermináveis em suas plantas.

Por isso, fique de olho em pragas como pulgões, lagartas, lesmas e besouros. Além de ter que lidar com doenças como apodrecimento das raízes, ferrugem e outros tipos de fungos que podem ser muito prejudiciais às suas plantas.

No entanto, você pode criar soluções caseiras, como spray de pimenta ou mistura de sabão, para controlar doenças e pragas que atingem todo o seu sistema de jardinagem orgânica. Faça uso de borrifadores ou máquinas especiais para aplicar a proteção contra esses tipos de doenças.

6. Adubação 

jardinagem orgânica

Fonte: Google Imagem/Reprodução

Todos nós sabemos que o adubo é uma das coisas mais importantes se quisermos ver um crescimento mais saudável e ter uma boa produção de nossas plantas. Essa adubação orgânica envolve o uso de muitos produtos que são naturais e que vão enriquecer o solo, fornecendo nutrientes a todas as plantas.

Em seu sistema de jardinagem orgânica, faça uso de adubos compostos de esterco de gado ou peru, cascas de frutas, folhas, restos de comida de cozinhas e cinzas de madeira para trazer uma fonte de potássio à sua terra.

7. Manutenção

jardinagem orgânica

Fonte: Google Imagem/Reprodução

Depois de todas essas dicas de jardinagem orgânica para você fazer em sua casa, não se esqueça de manter a manutenção sempre em dia de suas plantas. Para isso, faça a remoção das ervas que estão ao redor de suas plantas, para evitar que elas roubem os nutrientes.

Outra coisa bem importante é fazer uma adubação equilibrada, isso vai estimular o crescimento saudável de suas plantas e melhorar a circulação de ar em seu jardim. Agora que você já está sabendo que a manutenção é fundamental, que tal comprar seu primeiro par de luvas de jardinagem?

Comece hoje mesmo a construir seu lindo jardim orgânico

Sempre que pensamos em iniciar um jardim orgânico em casa, pensamos primeiro nas dificuldades que podemos encontrar. Por isso, criamos esta lista com sete dicas incríveis e muito fáceis para você ter um lindo jardim com belas flores no quintal de sua casa.

Recomendamos que você siga nosso passo a passo para obter os melhores resultados ao iniciar sua plantação com produtos 100% naturais. Depois disso, é só aproveitar os muitos benefícios de ter um jardim orgânico em casa.

foto do autor

Patrick Santos

O autor é um especialista em tecnologia e aplicativos móveis, reconhecido por sua abordagem singular. Sua escrita mostra inovação e autoridade no vasto universo dos artigos.

Você também pode gostar

Aplicativos para aprender a cozinhar

Aplicativos para aprender a cozinhar

Anúncios Você quer aprender a cozinhar, mas tem dificuldade até para fritar um ovo? Quer fazer mais refeições em casa e se alimentar melhor? Gostaria de fazer jantares elaborados para receber os seus amigos ...
Continue lendo →
Aplicativos para planejar casamento

Aplicativos para planejar casamento

Anúncios Você vai se casar e precisa de ajuda para organizar os detalhes da festa? Está ansioso e estressado com o matrimônio? Precisa da segurança que só a organização oferece, mas não quer gastar ...
Continue lendo →
Aplicativos para identificar objetos

Aplicativos para Identificar Objetos

Anúncios Você encontrou um objeto diferente em uma loja e quer saber o que é? Se deparou com um item desconhecido e quer descobrir o nome? Ficou curioso sobre algo inusitado que viu e ...
Continue lendo →