Dicas para manter sua máquina Windows livre de vírus - Chiquedemaiss

Dicas para manter sua máquina Windows livre de vírus

Aprenda o que você pode fazer para manter seu computador Windows protegido e livre de vírus

Anúncios

Hoje em dia, dependemos de computadores para tarefas básicas, como trabalhar e estudar. Assim, manter o seu sistema operacional Windows livre de vírus é fundamental. Afinal, como realizar nossas atividades online se o PC estiver infectado e apresentando problemas de funcionamento?

Existem muitos tipos de ameaças digitais, e proteger-se de todas pode parecer complicado. Os mais conhecidos são os cavalos de Troia, que fazem com que invasores tomem controle do seu dispositivo, e os spywares, que coletam informações da sua máquina. Neste artigo, você vai aprender o que precisa fazer para diminuir a chance de infecção!

Anúncios

Como manter sua máquina Windows livre de vírus?

Tem duas coisas principais que precisam ser feitas para proteger seu dispositivo. A primeira é instalar um antivírus e um antimalware, que vão prevenir infecções e lidar com vírus que não foram parados. A segunda é aprender novos hábitos de segurança, evitando visitar sites estranhos e não clicando em anexos desconhecidos, por exemplo.

1. Use um antivírus

Bitdefender manter Windows livre vírus

Anúncios

Fonte: Amazon

A primeira coisa que você deve fazer é baixar um antivírus. Todos devem usar um em seu computador, pois este tipo de programa consegue detectar a maior parte das ameaças virtuais e impedir que você seja afetado. Não basta apenas instalar o antivírus. É necessário ativar as configurações de proteção, além de realizar análises frequentes.

Lembre-se: nem todos os antivírus são iguais. Ou seja, busque boas opções para ter em seu dispositivo. Inclusive, usar um programa ruim pode até deixar o seu computador mais vulnerável. Uma boa recomendação é usar o Bitdefender, um antivírus que já recebeu diversas premiações. Ele oferece uma interface fácil, onde você pode conferir seu nível de segurança e realizar ajustes conforme necessário.

Leia também: Dicas para escolher o melhor antivírus para sua segurança online

2. Fuja de sites que pareçam estranhos

Muito importante para manter seu Windows (ou qualquer outro dispositivo) livre de vírus é pensar bem antes de visitar qualquer site. Afinal, existem mais de 1 bilhão de sites por aí, e muitos deles são maliciosos. Ao visitar um site nocivo, você se expõe a vírus, pois eles podem ser baixados em seu PC assim que a página carrega, além de outros tipos de ataque.

Uma dica importante é evitar clicar em links para sites com nomes que pareçam suspeitos, ou seja, misturas de letras e números que não pareçam palavras. Também é recomendado colocar o ponteiro do mouse sobre o link para verificar para onde ele vai te levar. Além disso, você pode olhar a URL do site e conferir se ela parece a de uma marca conhecida, mas tem variações. Se esse for o caso, provavelmente é um site falso.

3. Tome cuidado com anexos

Outra maneira comum de ataques virtuais acontecerem é por meio de e-mails. Neles, os invasores enviam um anexo e pedem para o leitor baixar o mesmo e, quando a pessoa clica, o computador é invadido por algum tipo de vírus. Os maiores serviços de e-mail têm proteção contra isso ao pedir permissão antes de baixar qualquer anexo. Porém, é muito comum simplesmente ignorar este alerta e prosseguir sem pensar duas vezes.

Frequentemente, e-mails maliciosos são colocados automaticamente na caixa de spam, porém isso nem sempre acontece. De maneira geral, não clique em links ou baixe anexos se não reconhecer o remetente. Além disso, mesmo que o e-mail venha de um amigo, ele pode ter sido vítima de um vírus que repassou o conteúdo para todos os contatos dele. Fique alerta!

4. Sempre mantenha o computador atualizado

Ninguém gosta das famosas atualizações do Windows, já que demoram e acontecem em momentos aleatórios. Entretanto, elas ajudam a manter o seu computador livre de vírus de todos os tipos. Isso ocorre porque elas não só adicionam novas funcionalidades, mas também corrigem erros de segurança que a versão anterior tinha. Assim, fazem com que certos vírus que focavam em uma vulnerabilidade não funcionem mais.

Além do sistema, também é importante manter programas como o Java, já que versões desatualizadas apresentam vulnerabilidades. Por mais óbvio que isso possa parecer, você deve sempre manter o seu antivírus atualizado. Sem essas atualizações, o programa vai ter informações antigas sobre ameaças e não vai conseguir proteger o seu dispositivo de novos vírus.

5. Use um bom navegador

Use um bom navegador manter Windows livre vírus

Fonte: Unsplash

Um dos navegadores mais conhecidos é o Internet Explorer, que nem é mais oficialmente oferecido. Mas, se você tem a versão antiga do Windows, é possível que ainda o use. Este navegador está bastante desatualizado, o que o coloca em risco de muitos ataques. Junto a isso, ele nunca foi uma opção tão segura de se usar.

Navegadores como o Google Chrome e o Mozilla Firefox trazem mais segurança. Além disso, é recomendado usar um bloqueador de anúncios, como o uBlock Origin. Uma grande parte dos ataques virtuais pode ser evitada simplesmente ao usar uma extensão do tipo, que irá impedir que anúncios maliciosos abram no seu dispositivo.

6. Use um programa anti malware

Você sabia que antivírus não é a mesma coisa que antimalware? Os antivírus servem para prevenir uma possível infecção no seu computador e manter o Windows livre de vírus maiores e mais conhecidos. Já os antimalware são programas que se especializam em remover ameaças novas, que não são paradas pelos antivírus e já estão no sistema.

Assim, para maximizar a sua segurança, é importante usar os dois tipos de programa. É recomendado que você realize uma análise semanal com o antimalware para evitar que qualquer ameaça se espalhe para outros dispositivos.

Nunca mais tenha seu computador infectado

Ao seguir as nossas dicas, você deve ter sucesso em manter o seu Windows livre de qualquer vírus. Entretanto, sempre é possível que alguma coisa passe despercebida e você seja atacado. Nestes casos, o mais recomendado é ter backups de todos os seus dados em serviços de nuvem ou em HDs externos. Assim, mesmo que um vírus apague seus arquivos, você poderá recuperar tudo o que for importante!

Foto do autor

Sophia Silva

Sophia Silva é uma redatora que escreve há mais de 5 anos a respeito de tecnologia. Atualmente, tende a focar em tecnologias de ponta e atualidades, tanto nas áreas de software quanto de hardware.

Você também pode gostar

Como ter duas contas no WhatsApp?

Aplicativos para Restaurar Mensagens Excluídas no WhatsApp

Anúncios A perda de conversas significativas ou a curiosidade sobre mensagens apagadas são desafios comuns para os usuários do WhatsApp. Por isso, conheça os aplicativos eficientes para restaurar mensagens excluídas no WhatsApp, com eles ...
Continue lendo →

Como ter duas contas no WhatsApp?

Anúncios Você tem um dispositivo dual chip e quer conectar com duas contas do WhatsApp para separar as conversas? Quer dividir os assuntos profissionais dos pessoais sem precisar de dois aparelhos? Precisa de duas ...
Continue lendo →

Lista de Casamento Online: 6 sites para criar a sua

Anúncios Você precisa organizar a lista de presentes do seu casamento e não sabe como indicar exatamente o que quer ganhar? Está chegando a data do seu matrimônio e ainda não indicou os presentes ...
Continue lendo →