Dicas fáceis para melhorar a qualidade das suas videochamadas - Chiquedemaiss

Dicas fáceis para melhorar a qualidade das suas videochamadas

Veja como melhorar a qualidade das videochamadas para não passar vergonha em reuniões importantes

Anúncios

O trabalho remoto cresceu muito como resultado da COVID-19 e até hoje está muito comum. Assim, reuniões à distância tornaram-se mais frequentes. Nesse sentido, é muito importante ter certeza de que todos vão te entender com clareza, para evitar confusões e falhas de comunicação. Por isso, saber como melhorar a qualidade das videochamadas é de grande ajuda.

Chamadas de vídeo são muito utilizadas com diversos fins. Por exemplo, existem muitas aulas remotas, cursos online e até consultas médicas pela internet. E, por mais simples que pareça fazer uma videochamada, há diversos fatores que podem torná-las mais difíceis, como filhos fazendo barulho, uma conexão de internet ruim, ou até a aparência do seu ambiente.

Anúncios

Leia também: Confira as melhores câmeras para vlog de viagens

Como melhorar a qualidade das videochamadas?

Neste artigo, selecionamos seis dicas para que você consiga participar das suas chamadas sem problemas. Incluímos maneiras de melhorar a captura de vídeo e de áudio, além de como reduzir o som de fundo. Então, continue lendo e veja as nossas sugestões.

Anúncios

1. Posicione bem sua câmera

Uma dica essencial para melhorar a qualidade das videochamadas é o posicionamento da câmera. O ideal é que ela esteja na mesma altura dos seus olhos. Se o dispositivo estiver abaixo da linha dos olhos, o rosto será visto de baixo para cima, o que cria ângulos desfavoráveis. Se estiver acima, será difícil ver seus olhos e sua boca.

Dependendo da câmera que você tiver, pode não ser fácil ajustá-la. Por exemplo, se estiver usando um notebook com a webcam embutida, colocá-la na altura dos olhos pode dificultar a visualização da tela. Portanto, é recomendável usar uma câmera externa, seja ela uma webcam dedicada, uma câmera profissional ou até mesmo seu smartphone.

2. Use uma boa câmera

Logitech Brio 500 melhorar qualidade videochamadas

Imagem: Amazon

Isso nos leva ao próximo ponto: não importa o que faça, se a sua câmera for de baixa qualidade, as videochamadas também serão. Portanto, usar uma boa câmera é muito importante. De maneira geral, as webcams de notebooks oferecem qualidade baixa, mesmo que, no papel, pareçam boas com resolução de 720p ou 1080p.

Para isso, você pode comprar uma webcam, usar uma câmera digital que já tenha ou utilizar a câmera do seu celular. No entanto, para utilizar a câmera do smartphone, é preciso ter um aparelho mais avançado. Afinal, de nada adianta trocar de uma webcam ruim por outra. Confira algumas boas webcams abaixo:

3. Tenha um microfone dedicado

Shure MV5 melhorar qualidade videochamadas

Imagem: Amazon

Para melhorar a qualidade das videochamadas, é necessário usar um microfone dedicado, ou pelo menos um headset com um bom captador de áudio. Isso ocorre porque o microfone embutido no seu fone de ouvido normal, notebook ou na maioria dos smartphones pode não emitir um som com boa fidelidade, resultando em dificuldade para ser ouvido ou até mesmo na transmissão de barulhos e chiados.

Enquanto isso, um microfone de boa qualidade é capaz de eliminar sons de fundo e capturar apenas a sua voz. Com isso, as outras pessoas na videochamada poderão te ouvir com clareza e sem confusões. Também é possível utilizar alguns programas de cancelamento de ruídos de fundo, mas eles nem sempre funcionam tão bem. Confira algumas recomendações de microfones:

4. Não se esqueça da iluminação

Logitech for Creators Litra Glow melhorar qualidade videochamadas

Imagem: Amazon

Não importa a câmera que você usa; se tiver uma boa configuração de luz, a captura ficará bem melhor. Ainda assim, por mais importante que isso seja, não é necessário investir muito nesta área. Tudo o que precisa é pensar bem sobre onde as suas fontes de luz estão e se adaptar a isso.

Por exemplo, sentar-se com uma janela ou luz forte ligada atrás de você fará com que você não apareça no vídeo, ou que o fundo fique claro demais. Assim, tente manter essa fonte de luz em uma diagonal de onde você está. Caso não tenha muito controle sobre essa questão, pode ser necessário investir em outra fonte de luz, seja ela uma lâmpada direcional ou um painel LED. Confira algumas recomendações de iluminação abaixo:

5. Certifique-se que tem uma boa conexão de internet

Para melhorar a qualidade das videochamadas, é necessário ter uma boa conexão de internet. Antes de tudo, verifique se o seu plano é, no mínimo, de 10Mbps. Se for, faça um teste de velocidade em um site como o Speedtest. Com ele, você poderá verificar se a velocidade que está recebendo é a mesma (ou similar) à contratada.

Embora não seja obrigatório, pode ser uma boa opção migrar para um plano mais veloz que utilize fibra ótica. Além disso, tente sempre usar a internet por cabo em vez da conexão sem fio. Se precisar se conectar por Wi-Fi, opte pela rede 5GHz, que oferece melhores velocidades. Você também pode desconectar dispositivos da internet para obter uma velocidade melhor durante sua chamada.

6. Escolha um bom ambiente

A última dica é escolher um bom ambiente para suas videochamadas, o que envolve duas coisas. A primeira é ter um ambiente profissional e organizado. Ou seja, evite mostrar sujeiras e objetos que não deveriam estar lá, além de certificar-se de que está sozinho no ambiente. Afinal, outras pessoas que aparecerem no vídeo podem distrair.

A segunda é minimizar todos os ruídos de fundo. Assim, se você mora com outras pessoas, tente conversar com elas e peça que não façam barulhos durante suas chamadas. Se tem animais de estimação, tranque-os em outro cômodo. Além disso, feche as janelas e portas para que os barulhos da casa não cheguem até o seu microfone.

Faça boas chamadas de vídeo

Existem muitas maneiras de melhorar a qualidade das videochamadas. E lembre-se, por menor que a dica possa ser, ela pode ter um grande impacto no resultado final. Cada pequena alteração, seja ajustar a iluminação, usar um microfone melhor ou alinhar a câmera com os olhos, vai ajudar a alcançar uma chamada de vídeo onde todos se veem e ouvem com clareza.

foto do autor

Sophia Silva

Sophia Silva é uma redatora que escreve há mais de 5 anos a respeito de tecnologia. Atualmente, tende a focar em tecnologias de ponta e atualidades, tanto nas áreas de software quanto de hardware.

Você também pode gostar

Aplicativos para aprender a cozinhar

Aplicativos para aprender a cozinhar

Anúncios Você quer aprender a cozinhar, mas tem dificuldade até para fritar um ovo? Quer fazer mais refeições em casa e se alimentar melhor? Gostaria de fazer jantares elaborados para receber os seus amigos ...
Continue lendo →
Aplicativos para planejar casamento

Aplicativos para planejar casamento

Anúncios Você vai se casar e precisa de ajuda para organizar os detalhes da festa? Está ansioso e estressado com o matrimônio? Precisa da segurança que só a organização oferece, mas não quer gastar ...
Continue lendo →
Aplicativos para identificar objetos

Aplicativos para Identificar Objetos

Anúncios Você encontrou um objeto diferente em uma loja e quer saber o que é? Se deparou com um item desconhecido e quer descobrir o nome? Ficou curioso sobre algo inusitado que viu e ...
Continue lendo →