Sua família tem origens italianas? Tenha o passaporte mais desejado

Europa te chama!

Anúncios

Sem dúvida, o passaporte mais desejado do mundo é o italiano. Se você tem um desses, consegue facilmente entrar e sair de países da Europa sem a necessidade de visto. Para você ter uma ideia, esse passaporte possibilita que você conheça mais de 180 países. Inclusive, um deles está fora do continente europeu, que são os Estados Unidos.

Deu até vontade de ter acesso a ele, não é?

Anúncios

Mas você sabe como?

Neste artigo, vamos te ajudar a descobrir se você possui descendência italiana para conseguir o passaporte mais cobiçado da Terra. E se você tiver mesmo, vai saber como tê-lo em sua posse.

Anúncios

Descobrindo sua descendência italiana

Imagem: Pexels

Para saber se você tem descendência italiana e direito ao passaporte mais desejado do mundo, o primeiro passo é investigar sua família. Para isso, troque ideia com seus familiares, principalmente os mais velhos. Eles podem ter algumas informações bem importantes sobre a sua origem. 

Também é legal ver se eles possuem algum documento antigo que mostra pistas de sua ascendência. Aí, você pode se depara com certidões de nascimento, casamento e até mesmo cartas.

No entanto, se esse passo inicial não surtir resultado, vá você mesmo em busca desses documentos. Seja mais profundo e veja detalhes de possíveis registros de imigração italiana, como manifestos de navios, que podem indicar a data e local de chegada de seus ancestrais ao seu país.

Nesse caso, vale a pena dar uma olhada em museus e bibliotecas. Esses locais são perfeitos para uma pesquisa mais profunda. 

Seu sobrenome também pode te dar indícios de sua decadência. Por exemplo, Abate, Bacci, Callegari, D’Angelo e Fabbri, são nomes italianos bem conhecidos. Você pode usar sites como o Behind the Name para confirmar a origem de seu nome.  

Por fim, a última sugestão que te damos é: crie uma árvore genealógica. Recolha todas as informações que conseguiu de sua família e veja se consegue um resultado. Se necessário, invista em um  genealogista profissional, que possua uma grande experiência para te auxiliar. 

Leia mais: Aplicativos para viajar e conhecer o mundo sem sair de casa

Descobri que tenho descendência italiana. E agora?

Para ter acesso ao passaporte mais desejado do mundo, você precisa seguir o passo a passo abaixo:

  • Verificar se os seus dados no AIRE estão atualizados;
  • Agendar um horário para solicitar o passaporte no consulado italiano responsável por sua área de residência;
  • Apresentar a documentação necessária, de acordo com o consulado.

Quais documentos são pedidos?

No geral, os documentos solicitados são:

  • Formulário de solicitação preenchido e assinado;
  • Carteira de identidade italiana (carta d’identità) ou passaporte italiano válido;
  • Comprovante de pagamento da taxa de solicitação;
  • Duas fotos 3×4 recentes e idênticas.

Qual a validade do passaporte italiano?

  • Maiores de 18 anos: 10 anos
  • Menores de 3 anos: 3 anos
  • De 3 a 18 anos: 5 anos

Quanto tempo leva para tirar o passaporte italiano?

Imagem: Pexels

Isso vai depender do país e do consulado responsável por sua solicitação. Na Itália, por exemplo, o processo é super rápido e leva apenas 15 dias. Em outros locais, esse prazo pode chegar a até 30 dias. 

Veja alguns exemplos:

  • Brasil: 30 dias
  • Estados Unidos: 30 dias
  • Portugal: 15 dias
  • França: 30 dias
  • Japão: 15 dias
  • Coreia do Sul: 21 dias

Leia mais: Aplicativos de trabalho temporário e voluntário para viajantes

Quanto custa para tirar o passaporte italiano?

Aqui também varia de acordo com o consulado que você irá fazer a emissão do passaporte. Mas vamos te passar o valor  das duas taxas principais.

Taxa de reconhecimento da cidadania italiana

  • Média: entre 300 e 500 euros

Taxa de emissão do passaporte

  • Valor fixo: 116 euros

Os outros custos que você pode ter são: tradução, apostilamento de documentos e deslocamento para o consulado.

Como funciona o passaporte italiano para menores de idade?

Em primeiro lugar, pais ou tutores legais devem estar presentes na entrevista no consulado. Se um dos pais não puder comparecer, é necessário apresentar uma procuração. Além disso, os responsáveis pelo menos precisam assinar uma autorização de viagem para ele e essa assinatura deve ser autenticada em cartório.

Também é preciso destacar que além da documentação usual para o passaporte, é necessário apresentar a certidão de nascimento do menor traduzida e apostilada.

É possível conseguir o passaporte mais desejado do mundo sem descendência italiana?

Sim. Para isso, você precisa se casar com um cidadão italiano. Contudo, esse casamento precisa durar pelo menos 3 anos se forem não forem pais. Mas se colocarem uma criança no mundo, o tempo cai para 1.5 ano. Além disso, você precisa saber que o processo de solicitação pode demorar meses para ser concluído. 

Outra forma de conseguir o passaporte é através da naturalização por residência. Aqui, você precisa viver na Itália por pelo menos 10 anos de forma legal. Também precisa provar que possui renda suficiente para se sustentar, que não tem antecedentes criminais e domina a língua italiana.

Se você conseguir ser contratado em um cargo público italiano, também pode conseguir um passaporte, mas após 3 anos de serviço. Uma outra maneira é ser adotado por um cidadão italiano, mas esse é um cenário mais difícil de acontecer.  

Malas prontas?

Agora, você já sabe como descobrir se tem descendência italiana e obter acesso ao passaporte mais desejado do mundo. Bora arrumar essas malas e viajar para os países mais legais do mundo?

Boa sorte!

foto do autor

Sabrina Martins

Sabrina Martins é uma experiente conteudista e curadora de conteúdo, com uma sólida trajetória no cenário blockchain brasileiro. Com uma carreira marcante em portais renomados do setor, ela se destaca como uma das redatoras cripto mais influentes do país. Além disso, Sabrina é apaixonada pelo setor de tecnologias, como metaverso e NFTs.

Você também pode gostar

Aprenda Novos Idiomas com Makesyoufluent

Aprenda Novos Idiomas com Makesyoufluent

Anúncios Você quer aprender um novo idioma, mas não tem tempo para ficar investindo em seus estudos de uma nova língua? Deseja adicionar um novo idioma no seu currículo, mas não sabe por onde ...
Continue lendo →

Aplicativos para Editar Fotos com IA

Anúncios Você quer aprender um jeito fácil e prático de editar suas fotos? Está procurando por aplicativos que reduzam o trabalho que você tem para chegar em um bom resultado? Então você precisa conhecer ...
Continue lendo →

Experimente os Filtros e Efeitos que estão fazendo Sucesso

Anúncios É inegável que os filtros e efeitos estão fazendo sucesso, mas você sabia que existe uma plataforma que concentra diversos recursos divertidos para você experimentar? Pois é, com o aplicativo Vids AI – ...
Continue lendo →