Os museus mais inovadores do mundo para aprender e se divertir - Chiquedemaiss

Os museus mais inovadores do mundo para aprender e se divertir

Descubra os museus mais inovadores pelo mundo que mudam a forma como visitamos um museu

Anúncios

Museus de todo o mundo utilizam tecnologias variadas para ganhar os visitantes e os deixar imersos na narrativa de suas obras. Os museus mais inovadores da atualidade são espaços que estão sendo abordados de forma tecnológica e imersiva, que ao mesmo tempo instigam e divertem o espectador.

Ao longo da história, os museus mudaram de significado e foram se transformando, e em cada época esse espaço cultural foi utilizado com diferentes propósitos. Na Grécia Antiga, por exemplo, os museus eram espaços voltados para contemplação e estudo, enquanto, com o passar do tempo, esses espaços começaram a ser um local de preservação da cultura e da ciência.

Anúncios

Leia também: 7 pontos Turísticos para Conhecer no Rio de Janeiro

Você já visitou algum museu interativo?

Atualmente, surgem cada vez mais museus com atrações mais interativas, que convidam as pessoas para ter passeios interessantes nas suas horas de lazer, e ainda assim aumentar o conhecimento de alguma área. Ou seja, uma combinação perfeita entre diversão e aprendizado.

Anúncios

Tecnologias digitais ajudam o público a enxergar obras em 3D, mostrando novos ângulos de um objeto que antes só podia ser visto de forma limitada, mas o deixando protegido dos toques humanos. Visitas online também estão sendo utilizadas em alguns museus para quem não tem a opção de visitar pessoalmente, possibilitando que você tenha um enorme acervo de obras disponíveis com apenas um dispositivo conectado à internet.

1. Museu do Amanhã

museus mais inovadores museu do amanhã

Imagem: https://museudoamanha.org.br/

Localizado no Píer Mauá, no centro da capital do Rio de Janeiro, este museu é um perfeito exemplo de inovação e tecnologia. As obras são apresentadas em forma de jogos, com vídeos, sons e instalações, além de estruturas próprias para proporcionar uma grande interação com o público.

O Museu do Amanhã foi inaugurado em 2015 e é reconhecido internacionalmente pela sua integração de acervo histórico e tecnologias digitais. Em sua obra “Amazônia”, de Sebastião Salgado, o visitante pode se sentir imerso na região através de sons e vídeos, trazendo uma experiência sensorial rica e vívida.

Seu objetivo é fazer o público refletir sobre um futuro mais sustentável e social, trazendo a narrativa sobre como poderemos viver e moldar os próximos 50 anos. Sua definição do “Amanhã” não é uma data no calendário, mas sim o lugar para onde a espécie humana se encaminha, construído a partir da participação de todos.

Acesse aqui o site oficial do museu..

2. Museu da Ciência NEMO

museus mais inovadores NEMO

Imagem: https://www.nemosciencemuseum.nl/en/

O NEMO fica em Amsterdã, na Holanda, tendo sido inaugurado em 1997. O museu tem cinco andares e é o maior centro científico do país, sendo inclusive seu cartão postal. Até mesmo seu prédio, desenhado pelo arquiteto Penzo Piano, possui um formato inusitado: um navio que parece estar navegando sobre o mar.

Ao seu lado, há uma réplica de um barco histórico, que mostra como era a vida dos marinheiros da Companhia das Índias Orientais, imergindo o público em suas vidas e histórias. Dentro do museu, as obras estimulam os sentidos com sons, vídeos, oficinas, e exibições imersivas e dinâmicas. As exposições são para pessoas de todas as idades e, mesmo que muitas delas sejam voltadas para o público infantil, todos se divertem.

A coleção do museu conta com cerca de 17 mil artefatos históricos que narram a interação da humanidade e da energia, além de temas interligados. Seu objetivo é explicar conceitos de energia, mecatrônica e química no geral, principalmente para jovens, que podem fazer suas próprias experiências físicas e químicas em alas específicas.

Acesse aqui o site oficial do museu..

3. Museu da Língua Portuguesa

museu da língua portuguesa

Imagem: https://www.museudalinguaportuguesa.org.br/

No Museu da Língua Portuguesa, o tema inusitado é a própria Língua Portuguesa, o que o torna um dos museus mais inovadores do mundo. As obras brincam com a linguagem, como, por exemplo, ao transformar poemas em rap ou utilizar jogos de palavras cruzadas para que o próprio visitante preencha.

Com a visão de que a língua é o que nos faz humanos, o museu tem como objetivo recriar o universo imaterial do idioma e valorizar sua diversidade. Ele faz isso por meio de atrações interativas que utilizam sons, telas de tamanhos variados, lentes e projetores.

Inaugurado na cidade de São Paulo em 2006, foi forçado a fechar as portas em 2015 devido a um incêndio. Em 2021, as reformas foram concluídas e o museu voltou a abrir para o público. Mesmo com este incidente, suas atrações mais queridas foram preservadas, ainda que utilizando novas tecnologias.

Acesse aqui o site oficial do museu.

4. Museu Alemão de Tecnologia

museu alemão de tecnologia

Imagem: https://technikmuseum.berlin/en/

Inaugurado em 1982 em Berlim, o Museu Alemão de Tecnologia é o mais antigo de nossa lista. Ele conta com acervo grande, repleto por temas diferentes e sempre interessantes, como química, engenharia e fotografia. Devido a isso, é considerado um dos museus mais inovadores e renomados do mundo.

Seu amplo uso de tecnologia proporciona ao espectador se sentir imerso nas obras, como um simulador de navegação que permite que você guie um navio até seu porto. Além disso, possui muitos objetos históricos, como o primeiro computador do mundo, máquinas fotográficas, televisões e filmadoras antigas, dos primórdios da tecnologia, alinhando assim de forma perfeita o antigo e o novo.

O local é ótimo para um divertido passeio pois, além do próprio museu, a instituição também possui um Centro Científico, Museu do Açúcar, um parque com moinhos, e até mesmo uma cervejaria artesanal.

Acesse aqui o site oficial do museu.

Pronto para conhecer algum desses museus inovadores?

Talvez esses museus fiquem muito longe da onde você mora, porém, você pode pesquisar sobre seus acervos disponíveis online, ou até mesmo pesquisar quais são os museus mais interessantes e inovadores da sua cidade.

Lugares como o Museu do Louvre, em Paris, o Museu Metropolitan, em Nova York, ou até mesmo o MASP, em São Paulo, oferecem acervos online para que você possa embarcar na cultura e na arte, de forma virtual. Essa é uma ótima forma de obter lazer sem precisar entrar em filas ou gastar dinheiro, para quem não pode viajar para longe apenas para visitar um museu.

foto do autor

Sophia Silva

Sophia Silva é uma redatora que escreve há mais de 5 anos a respeito de tecnologia. Atualmente, tende a focar em tecnologias de ponta e atualidades, tanto nas áreas de software quanto de hardware.

Você também pode gostar

Aplicativos para aprender a cozinhar

Aplicativos para aprender a cozinhar

Anúncios Você quer aprender a cozinhar, mas tem dificuldade até para fritar um ovo? Quer fazer mais refeições em casa e se alimentar melhor? Gostaria de fazer jantares elaborados para receber os seus amigos ...
Continue lendo →
Aplicativos para planejar casamento

Aplicativos para planejar casamento

Anúncios Você vai se casar e precisa de ajuda para organizar os detalhes da festa? Está ansioso e estressado com o matrimônio? Precisa da segurança que só a organização oferece, mas não quer gastar ...
Continue lendo →
Aplicativos para identificar objetos

Aplicativos para Identificar Objetos

Anúncios Você encontrou um objeto diferente em uma loja e quer saber o que é? Se deparou com um item desconhecido e quer descobrir o nome? Ficou curioso sobre algo inusitado que viu e ...
Continue lendo →