Tudo sobre armazenamento em nuvem: começando com Dropbox

Veja tudo sobre o Dropbox e descubra se o serviço de armazenamento em nuvem é o certo para você

Anúncios

O armazenamento na nuvem chegou para facilitar a forma como guardamos nossos arquivos, com plataformas como o Dropbox. Estes serviços substituem os HDs e permitem que os dados sejam salvos remotamente. Além disso, trazem funcionalidades para melhorar a colaboração de equipes.

Tudo o que é armazenado desta forma está bastante seguro, e não vai cair nas mãos de hackers. Aqui, você vai aprender sobre os principais atrativos do Dropbox. Com isso, vai entender se esta plataforma realmente pode te ajudar ou se deve optar por outra.

Anúncios

Leia também: 10 Funções que o Google Bard faz melhor que o ChatGPT

O que é armazenamento na nuvem?

O armazenamento na nuvem é uma tecnologia que substitui o uso de discos rígidos e soluções similares. Para isso, permite que você guarde seus dados em servidores remotos pela internet. Ele é muito mais conveniente e barato do que os métodos tradicionais, além de ser altamente seguro.

Anúncios

Assim, é possível salvar muito mais arquivos com facilidade, sem precisar investir em dispositivos com maior capacidade. No entanto, por melhor que o armazenamento na nuvem pareça, ele pode trazer alguns pontos negativos. O principal é a dependência da internet para acessar seus arquivos. Se não tiver conexão, não poderá usá-los.

o que é armazenamento nuvem dropbox

Imagem: Pixabay

O que é o Dropbox?

O Dropbox é um serviço de armazenamento na nuvem operado pela Dropbox, Inc. Ele oferece ferramentas para guardar seus arquivos online e mantê-los sincronizados conforme são alterados. Devido a seus muitos benefícios, ele se tornou uma das plataformas líderes do segmento.

Para usar o Dropbox, você deve criar uma pasta para ele no dispositivo. Então, coloque os arquivos que deseja manter sincronizados dentro desta pasta e eles serão enviados para os servidores da plataforma, bem como para os dispositivos onde o usuário tem o aplicativo instalado. Ele oferece apps para Windows, macOS, Linux, iOS e Android, permitindo que você use a plataforma independente do sistema operacional que usa.

Quais as funcionalidades do Dropbox?

O Dropbox oferece diversos recursos e ferramentas para seus usuários. Aqui, vamos falar sobre alguns dos principais pontos que fazem esta plataforma se destacar.

Armazenamento na nuvem

Em primeiro lugar, o Dropbox traz diversas vantagens em sua solução de armazenamento na nuvem. Nele, é possível armazenar arquivos de todos os tipos. Além disso, a plataforma também protege seus dados ao permitir que você exclua remotamente todos os arquivos e pastas em qualquer dispositivo, o que pode ser útil caso perca ou seja roubado.

O Dropbox também oferece uma ferramenta de recuperação de arquivos excluídos. Com ela, você pode recuperar os que foram deletados acidentalmente, independentemente de serem arquivos originais ou versões salvas.

Compartilhamento de arquivos

Com o Dropbox, é possível compartilhar os arquivos em seu armazenamento na nuvem com facilidade. Para isso, basta criar um link de compartilhamento e enviá-lo para quem desejar. O recipiente não precisa ter uma conta no Dropbox. Além disso, a plataforma envia notificações em tempo real sobre qualquer alteração nos arquivos compartilhados, com informações detalhadas sobre essas mudanças.

Além disso, você tem controle sobre o que compartilha e pode gerenciar as permissões de pastas, para que os destinatários possam apenas visualizar ou editar os arquivos. Você também pode colocar proteção por senha em um link compartilhado, definir um prazo de validade para o ele e até desabilitar downloads.

Produtividade

O Dropbox também promete auxiliar na produtividade do usuário com ferramentas de gerenciamento de tempo, tarefas e projetos. A primeira é o Dropbox Paper, que permite que todos de uma equipe trabalhem juntos de forma colaborativa. Ele simplifica o envio de trabalhos para revisão ao possibilitar que você crie uma pasta para cada pessoa, onde elas podem colocar seus arquivos. A plataforma também traz integrações com apps de produtividade, como o Trello, Zapier, Slack e Salesforce.

Com o Dropbox, você pode ter uma visão completa de quem está trabalhando em qual documento, com acesso ao histórico de versões e atividade do arquivo. Ele também facilita sua vida para que você possa digitalizar arquivos pelo celular, capturar imagens e fazer upload delas, e até deixe sua opinião sobre o projeto remotamente.

colaboração armazenamento nuvem dropbox

Imagem: Unsplash

Colaboração

O serviço de armazenamento na nuvem do Dropbox também traz boas funcionalidades de colaboração. Você pode otimizar os fluxos de trabalho por meio do Dropbox Paper, onde consegue incluir pautas de reuniões, planos de projeto e outros arquivos. Ele também permite que você adicione imagens e vídeos aos projetos, além de acessar documentos importantes de diversos formatos sem precisar sair da plataforma.

O Dropbox oferece uma melhor sincronia da equipe, possibilitando que você compartilhe arquivos de qualquer tipo, mencione membros com @ e atribua tarefas. Por fim, ele otimiza os feedbacks com comentários em seções específicas dos documentos, com menções para cada pessoa.

Quais os planos de armazenamento na nuvem do Dropbox?

Este serviço oferece alguns planos pagos diferentes para seus usuários, além de um gratuito.

No gratuito, você tem 2 GB de espaço e pode conectar até 3 dispositivos. Os planos pagos funcionam assim:

  • Plus: Neste plano, você tem direito a um usuário, pode conectar quantos dispositivos quiser e tem 2 TB de espaço, além de poder enviar arquivos de até 2 GB.
  • Professional: Aqui, passa a ter 3 TB de espaço e pode enviar arquivos de até 100 GB, além de desbloquear algumas outras ferramentas.
  • Standard: Este plano oferece 5 TB de espaço, consegue enviar arquivos de até 2 GB e só pode ser usado por equipes de 3 usuários ou mais.
  • Advanced: O espaço de armazenamento é a partir de 15 TB, que pode ser aumentado, pode enviar arquivos de até 100 GB e só pode ser usado por equipes de 3 usuários ou mais. Além disso, é o único que dá acesso a todas as ferramentas.

Armazene seus arquivos digitalmente

Com o Dropbox, você pode ter todos os seus arquivos guardados online, em um dos melhores serviços de armazenamento na nuvem. Com isso, pode dar adeus a HDs e pen drives, acessando todos os seus dados e arquivos diretamente pela internet.

foto do autor

Sophia Silva

Sophia Silva é uma redatora que escreve há mais de 5 anos a respeito de tecnologia. Atualmente, tende a focar em tecnologias de ponta e atualidades, tanto nas áreas de software quanto de hardware.

Você também pode gostar

Aplicativos para calcular a expectativa de vida

Aplicativos para calcular a expectativa de vida

Anúncios Os aplicativos para calcular a expectativa de vida são ferramentas importantes que te auxiliam a planejar o seu envelhecimento com qualidade. A partir dessas informações, você consegue criar planos com mais segurança e ...
Continue lendo →
clone aplicativos capa

Será que você tem um clone? Descubra com esses aplicativos

Anúncios Você já se perguntou se existem outras pessoas no mundo iguais a você? Então pode se divertir com os aplicativos para encontrar seu clone. Já imaginou encontrar uma pessoa que é uma cópia perfeita ...
Continue lendo →
Reconecte-se com suas origens com apps de árvore genealógica

Reconecte-se com suas origens com apps de árvore genealógica

Anúncios Os apps de árvore genealógica são super legais para descobrir mais sobre de onde viemos, quem são nossos parentes e o que eles fizeram. Com isso, fica bem mais fácil entender quem somos ...
Continue lendo →